terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Diabetes em Caes e Gatos - Parte 1
Marcadores:
caes,
diabete mellito,
diabetes,
gatos,
hiperglicemia,
insulina
sábado, 4 de dezembro de 2010
Dilatação Gástrica em Cães
Marcadores:
caes,
choque,
dilatacao gastrica,
gastropexia,
VDG,
volvulo,
Vomito
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
domingo, 14 de março de 2010
Dirofilariose em Gatos (Verme do Coração)
Dirofilariose acomete cães e gatos no mundo todo. O verme conhecido como Dirofilária é transmitido através de picadas de mosquitos. Diferenças significativas existem na forma com que esta doença se manifesta em cães e gatos. Gatos são mais resistentes do que cães aos vermes adultos e na maioria dos casos a infecção em gatos é mais leve tendo geralmente menos que 6 vermes adultos. Mesmo assim, esta doença ainda pode causar risco de vida aos gatos se não for diagnosticada e tratada adequadamente.
Sinais clínicos (geralmente respiratórios), quando presentes, se desenvolvem na chegada de vermes imaturos na vascularização pulmonar ou na morte de vermes adultos causando uma intensa reação inflamatória. Esta síndrome inflamatória é denominada "Doença Respiratória Associada ao Verme do Coração" (HARD - do Inglês - Heartworm Associated Respiratory Syndrome).
O diagnóstico de dirofilariose em gatos é mais complicado do que em cães, a interpretação de testes de antígeno e anticorpo é complicado e além disso gatos são infrequentemente microfilaremicos (dificultando a observação de microfilárias no sangue). Raio-X torácico nem sempre demonstra sinais de infecção. A Ecocardiografia pode ajudar como auxílio diagnóstico na observação de vermes adultos na artéria pulmonar.
O tratamento em gatos pode incluir o uso de corticosteróides (predinisona) e terapia adulticida com Ivermectina.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Food Trial para diagnóstico de Alergia alimentar em Cães.
No Medicina Veterinária InFocus temos diversos artigos sobre alergias em cães. No entanto recebemos muitos e-mails dos nossos leitores sobre a importância de instituir uma dieta específica para ajudar no diagnóstico de alergia alimentar em cães. Esse processo é chamado "Food Trial" aqui nos Estados Unidos e é sem dúvida o principal método diagnóstico para alergia alimentar.
A estatística americana diz que a Alergia Alimentar é a terceira principal afecção alérgica que acomete os cães. Os sinais clínicos variam mas na maioria dos casos temos prurido intenso como fator principal. O "Food Trial" é realizado com rações específicas, comerciais, que contém proteínas hidrolizadas ou Novel, ou alguns proprietários optam por cozinhar a própria comida para seus cães durante este teste, o que também pode ser feito. Nesse caso recomenda-se evitar carnes de frango e carne vermelha pois esses são uns dos principais responsáveis pela alergia alimentar.
O processo deve ser avaliado em intervalos de 4 a 8 semanas (para checar a resposta no controle da prurido) e duração total de pelo menos 12 semanas. Para um diagnóstico verdadeiro de alergia alimentar espera-se resolução dos sinais clínicos apresentados e a volta dos mesmos sintomas quando retornamos a oferecer a ração que o animal comia antes do "Food Trial".
Marcadores:
Alergia,
alergia alimenrar,
coçeira,
food trial,
prurido,
ração
Assinar:
Postagens (Atom)