Dirofilariose acomete cães e gatos no mundo todo. O verme conhecido como Dirofilária é transmitido através de picadas de mosquitos. Diferenças significativas existem na forma com que esta doença se manifesta em cães e gatos. Gatos são mais resistentes do que cães aos vermes adultos e na maioria dos casos a infecção em gatos é mais leve tendo geralmente menos que 6 vermes adultos. Mesmo assim, esta doença ainda pode causar risco de vida aos gatos se não for diagnosticada e tratada adequadamente.
Sinais clínicos (geralmente respiratórios), quando presentes, se desenvolvem na chegada de vermes imaturos na vascularização pulmonar ou na morte de vermes adultos causando uma intensa reação inflamatória. Esta síndrome inflamatória é denominada "Doença Respiratória Associada ao Verme do Coração" (HARD - do Inglês - Heartworm Associated Respiratory Syndrome).
O diagnóstico de dirofilariose em gatos é mais complicado do que em cães, a interpretação de testes de antígeno e anticorpo é complicado e além disso gatos são infrequentemente microfilaremicos (dificultando a observação de microfilárias no sangue). Raio-X torácico nem sempre demonstra sinais de infecção. A Ecocardiografia pode ajudar como auxílio diagnóstico na observação de vermes adultos na artéria pulmonar.
O tratamento em gatos pode incluir o uso de corticosteróides (predinisona) e terapia adulticida com Ivermectina.
Olá Dr. Luiz! Parabéns pelo blog, muito bom mesmo!! Serei uma visita constante agora, aguardo mais posts, já li todos!!!!
ResponderExcluirOlá, muito obrigado por visitar meu blog e por deixar um comentário... Sempre que tiver dúvidas sobre alguma coisa não deixe de postá-la aqui no Blog...
ResponderExcluirObrigado
Luiz
Parabens pelo site excelente, sou veterinário em Portugal com interesse em cardiologia e medicina interna. Gostei muito
ResponderExcluirAbraço
Rui Maximo
Ola Rui, obrigado pela visita,
ResponderExcluirAgradeco o seu comentario...
Abracos
Luiz