sábado, 25 de julho de 2009

Balanceamento Ácido-Básico


Prezados Leitores, gostaria de agradecer pelas votações. O assunto mais votado foi Balanceamento Ácido-Básico. Gostaria de começar com algumas definições sobre Acidose e Alcalose.

Falamos em Acidose quando temos aumento da acidez do sangue (pH menores que 7.35). A acidose pode ser respiratória (quando temos aumento da concentração de CO2 no sangue) ou metabólica (quando temos diminuição de HCO3 - Bicarbonato no sangue). A alcalose por sua vez representa a queda da acidez do sangue (pH maiores que 7.46), e assim como a acidose, também pode ser respiratória (devido à queda de CO2 no sangue), ou metabólica (quando temos muito HCO3 no sangue).

Para que possamos avaliar com propriedade o status acido-básico dos nossos pacientes, é preferível usar sangue arterial. O sangue arterial é necessário porque a concentração de CO2 no sangue venoso pode estar elevado devido à pobre perfusão ou porque existe um problema respiratório prejudicando a ventilação. No entando, se a perfusão é adequada, o CO2 no sangue venoso e arterial podem estar próximos, e nesse caso o sangue venoso pode ser usado no lugar do sangue arterial. Outro detalhe importante é lembrar que o pH do sangue venoso estará sempre menor do que o do sangue arterial.

Mas porque é importante saber sobre o balanceamento ácido-básico?

Diversas condições ou doenças podem causas desequilíbrio ácido-básico, e esse desequilíbrio pode trazer consequências as vezes até piores do que às da própria doença. Por exemplo, a acidose pode diminuir a contratilidade do miocárdio (pH menor que 7.2) e causar arritmias ventriculares. Outras consequências envolvem: congestão pulmonar, hipotensão, baixa perfusão tecidual, resistência a insulina e hiperglicemia. Já a alcalose pode também predispor a arritmias além de hipocalcemia - tetania, hipocalemia - fraqueza muscular e hipóxia tecidual.

Quais são os diferencia para Acidose e Alcalose?

Os principais fatores que causam acidose metabólica são:

1. Acidose Lática
2. Uremia
3. Ethyleno glicol
4. Metanol
5. Salicilatos (aspirina)
6. Doença renal (acidose tubular)

O principal causador da acidose respiratória é a Hipoventilação.

A alcalose metabólica é causada principalmente devido a:
1. Vômito
2. Diurese
3. Hiperaldosteronismo

A Alcalose respiratória é causada devido a hiperventilação secundária à hipoxemia.

Interessado em saber mais sobre esse assunto, poste aqui seu comentário ou escreva um e-mail.