terça-feira, 28 de abril de 2009

Tratamento para Epilepsia vs Pancreatite

Insuficiência pancreática exócrina e pancreatite foram documentadas em cães tratados para epilepsia com Brometo de Potássio (KBr). O novo teste para diagnóstico de pancreatite canina (cPLI - Lipase pancreática canina específica) foi utilizado para avaliar a concentração sérica de cPLI em cães tratados com KBr sozinho, fenobarbital sozinho ou a combinação de fenobarbital + KBr. Esse estudo foi publicado no Journal of Veterinary Pharmacology and Therapeutics por Steiner JM, Xenoulis PG, Anderson JA, et al., 9:37-44,2008. A atividade sérica do cPLI é específica exócrina do pâncreas, e estudos sugerem que é altamente sensível para o diagnóstico de pancreatite. De 337 amostras sanguíneas, 98 foram provenientes de cães tratados com KBr isolado, 118 de cães tratados com fenobarbital isolado, e 121 de cães tratados com ambos os fármacos. Vinte e três (6.8%) dos cães tratados com KBr isolado ou em conjunto com fenobarbital, tiveram concentrações acima do valor normal sugerido para pancreatite (199.9 mcg/L). Esse estudo indica que existe um risco elevado de pancreatite secundária ao tratamento de epilepsia com uso de qualquer dos dois fármacos.

Comentários
Esse estudo sem dúvida levanta suspeitas de que o uso de KBr isolado ou em conjunto com fenobarbital, assim como o uso apenas de fenobarbital, para tratamento de epilepsia em cães pode causar pancreatite. No entanto, os autores não informaram se esses cães possuíam sinais clínicos compatíveis com pancreatite. Novos estudos deverão ser conduzidos para tentar determinar se essas elevações no cPLI tiveram alguma relação com surgimento de sinais clínicos compatíveis com pancreatite. A elevação no cPLI foi realmente causadas devido a uma pancreatite ou devido a indução de secreção de lipase pancreática? A correlação entre elevação da cPLI e presença de sinais clínicos pode ser utilizada para determinar se esses fármacos realmente podem causar pancreatite em cães.

4 comentários:

  1. Quais são os sintomas da pancreatite canina? Um beagle de 5 anos e meio com muita coceira pelo corpo, entre dedos( dactilos???) vermelho, preguiça para andar; desinteresse para brincar apresenta sintomas de pancreatite? Não tem vômitos e nem diarréia. Alimentação feita em casa composta de arroz, carne moida ( músculo), cenoura e vagem. Agradeço se puder me orientar. Já não sei mais o que fazer para ajudar meu cão. Perdi a conta de quantos vet eu consultei. Está tomando homeopatia, mas não acho que tenha efeito. Grata. Elza ellara@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado por visitar o MedVet InFocus, os sinais clássicos de pancreatite são Anorexia, letargia, vômito e dor abdominal forte, pode ou não apresentar febre e diarréia tbm. Eu não acredito que o seu Beagle esteja sofrendo de pancreatite. Os sinais que você me descreveu parecem ser alérgicos principalmente devido a coceira pelo corpo e a pododermatite (inflamação entre os dedos). As duas alergias mais importantes que se apresentam dessa forma são: Atopia e Alergia Alimentar. Procure um veterinário de sua confiança para realizar exames de sangue e para que ele possa trabalhar um diagnóstico definitivo. Mesmo que a alimentação dele seja caseira, muitos cães possuem aleria a carne vermelha, mas somente 15% dos casos de alergia alimentar causam pododermatite e cerca de 85% dos casos é devido a Atopia. Nesse blog mesmo tem um artigo sobre atopia e eu recentemente escreví um artigo sobre alergias no jornal onde sou colunista, visite pelo site: http://gazetanews.com/colunistas/colunistas.php?id=26 espero ter ajudado.. boa sorte.
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Olá... tenho uma cachorrinha mestiça, paquerinha, ela teve algumas crises convulsivas e começava a salivar, levei ela ao veterinario ela fez o exame de sangue a vet disse q é doença de carrapato, recitou varios remedios p/ carrapato e mais o gardenal, depois de 3 dias a cachorra paralizou as patas traseiras, levei novamente na vet, ela tirou o gardenal e receitou + dois remedio bactrim e vitatonus 5000 a cachorra continua sem andar, pesquisei na net e vi q sintomas de carrapato num é nada d q ela teve, pelo que li acho que é eplepsia não sei o que fazer , ela nao anda, mais parou de ter as crises, ela se alimenta normalmente, o que eu faço nesse caso, ela senti as patas traseiras a vet fez o teste, mais não sei se continuo dando os remedios ou paro...
    Me responda urgente por favor, pois estou preocupada.
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  4. olá! A minha cadelinha está a ser medicada com fenobarbital há +- 5 anos pq tem epilepsia e agora foi-lhe diagnosticado uma pancratite aguda está medicada com alsir 10; Flagyl e lasa.Está prostrada e sem apetite. Quais as consequencias desta doença ela vai voltar a ser uma cadelinha cheia de vida, brincalhona e correr pela casa??.

    ResponderExcluir