quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dieta e Pancreatite!

Um estudo retrospectivo foi conduzido para determinar se fatores específicos na dieta de cães podem estar associados a pancreatite. (Lem KY, Fosgate GT, Norby B, Steiner JM. Journal of Veterinary Medical Association 233:1425-1431,2008). Informações sobre a dieta e outros fatores foram extraídos de arquivos médicos de 198 cães diagnosticados com pancreatite e 187 cães controle com diagnóstico de doença renal sem evidência de pancreatite. Informações adicionais foram coletadas de proprietários através de um questionário. Os dados obtidos no estudo dos arquivos médicos revelaram que a pancreatite foi diagnostica principalmente em cães da raça Schanauzer Miniatura seguido por Yorkshire e terriers em geral. Cães com soro lipêmico (dieta muito gordurosa) apresentaram 3.9 vezes mais chances de ter pancreatite do que cães não lipêmicos. Cães com Diabetes Mellitos apresentaram 3.6 vezes mais chances de ter pancreatite. Cães obesos apresentaram 1.9 vezes mais chances de ter pancreatite quando comparados a cães com peso ideal ou abaixo do ideal. Com relação a dieta, cães que comem restos ou parte da comida de seus donos, que comem comida contida nos lixos residenciais, ou que comem uma quantidade de ração acima do recomendado, ou que comem ração de outros cães em parques ou casas de vizinhos apresentaram 2.9 vezes mais chances de ter pancreatite. Outros fatores incluem cães obesos, castrados e que passaram por outro tipo de procedimentos cirúrgicos.

Comentários
Alguns estudos anteriores a esse já haviam mostrado a relação entre dietas ricas em gordura e o desenvolvimento de pancreatite. Esse estudo confirma que é importante recomendar aos donos de cães para que ofereçam uma dieta estável evitando comidas adicionais e principalmente de consumo humano. Controlar obesidade, limitar acesso a restos de comida, comidas gordurosas e lixo residencial, levar a própria comida para parques e casas de pessoas que também possuem cães são alguns fatores que podem contribuir para a redução de casos de pancreatite.

6 comentários:

  1. Valeu... Dr. Bolfer. Acho mesmo que houveram 2 fatores que contribuiram para a PANCREATITE (se posso dizer assim: precoce) do meu Schnauzer miniatura aos 2 anos de idade. Os fatores foram: castração (aos 6 meses) e alimentação "sem" controle de gordura. Infelizmete desde então ele tem que ser mantido em uma dieta sem gordura e ainda tem que tomar uma doze de enzimas diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lúcia, obrigado pelo contato novamente... O fato do seu Schnauzer ser castrado e possuir histórico de dieta gordurosa podem realmente ter contribuído para o desenvolvimento da pancreatite, isso baseado nesse último estudo, porém, justamente por se tratar de um Schanuzer miniatura a coisa complica um pouco mais tendo em vista que alguns estudos anteriores a esse (em 2004), especulam que Schnauzers Miniaturas possuem predisposição hereditária para pancreatite, então você não teria controle sobre isso. Etão é difícil saber e por isso esses estudos de casos são importantes, felizmente é possível controlar e evitar que ocorram crises.
    Abraços e boa sorte.
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Pegando o gancho do assunto, Meu cão o Blackout, é um cocker spaniel inglês, tem 7 anos e ha 15 dias apresentou uma dor abdominal intensa e apos uma cirurgia investigativa e uma biopsia foi detectado que ele tem pancreatite, estamos tratando com medicação injetávele com alimentação especial feita em casa a base de peito de frango, arroz e e cenoura! Eu gostaria de obter mais informações sobre diversificação da alimentação pois tenho dúvidas a partir de quando poderei passar a dar ração especial em grãos! A equipe que está me acompanhando no tratamento são os residentes do hospital veterinário da UPIS de Brasília, diga-se de passagem são bastante atenciosos, mas, gostaria de ter mais informações sobre essa doença e o acompanhamento doméstico como deve ser feito! obrigada e qualquer informação já me acrescentará bastante!
    Rita Abreu - Águas Claras - DF

    ResponderExcluir
  4. olá! cuido de uma schnauser da minha filha e ela está internada agora em uma clínica.
    Ela tem 4 anos e na quinta feira ela já não quis comer, e evacuava sangue durante a madrugada. Na sexta de manhã levamos a clínica e está internada até hoje, está muito debilitada, no soro e recebe medicação. Fez uma transfusão de sangue.
    A uns 20 dias, ela estava bem, mas apresentava coceira já por uns tempos e estava ficando cada dia pior, então a veterinária deu a medicação para alergia.Ficamos aliviados porque sarou, mas depois de uma semana do final do tratamento, ela teve essa reação. Descobri que pode ser característica da raça.
    Estamos preocupados e tristes e estamos aguardando a melhora dela.
    Se puder me ajudar de alguma forma (já ajudou com a informação acima), agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Estou precisando de ajuda. Minha cadela poodle está com pacreatite crônica e fígado aumentado, além da glicose completamente instável. Necessito orientação sobre ração que não possua qualquer tipo de gordura, e, assim, talvez consiguir controlar e diminuir essa pancreatite e demais consequências, óbvio que associado com a medicação para o pâcreas que ele vem tomando.
    Existe possibilidade de me informar se há no mercado ração com zero de gordura?

    ResponderExcluir
  6. Tenho um Schnauzer miniatura, atualmente internado e recebendo soro há 3 dias. Foi diagnosticada uma pancreatite em estado inicial, estamos muito tristes com isso. Ele come a ração Renal da Royal Canin, gostaria de saber se esta é a ração ideal para evitar crise.

    ResponderExcluir