domingo, 24 de maio de 2009

Pimobendan!

Respondendo a pergunta de um colega que pratica em Brasília. "Qual a eficácia do Pimobendan no tratamento de cães com doença cardíaca?" Não existe uma resposta certa ainda para essa pergunta, muitos cardiologistas possuem opiniões diferentes sobre o uso ou não e quando usar e para quais doenças. No entanto a sua pergunta foi bastante oportuna pois foi realizado um estudo bem recente chamado QUEST (Quality of Life and Extension of Survival Time). Foi um estudo de grandes proporções conduzido na Europa envolvendo 11 países, 28 centros de pesquisa, 32 investigadores, 260 cães de 31raças. Para referencia: HaggstromL et al. Effect of Pimobendan or Benazepril hydrochloride on survival times in dogs with congestive heart failure caused by naturally occuring myxomatous mitral valve disease.The Quest Study. Journal of Veterinary Internal Medicine. 2008; 22:1124-1135. Vale a pena ler o artigo completo se você realmente gostaria de ter uma visão mais completa sobre o assunto, mas o ponto principal do estudo foi comparar o uso de Benazepril + furosemida com Pimobendan + Furosemida, infelizmente não se avaliou a combinação Benazepril + Pimobendan + Furosemida, que é na verdade a maneira que temos usado por aqui. Mas enfim, os autores concluíram que a sobrevida dos cães tratados com Pimobendan foi quase que o dobro dos que foram tratados com Benazepril (267 dias vs 140 dias).

Caso tenha mais interesse em saber como temos usado aqui poste um comentários e seguiremos discutindo.

9 comentários:

  1. Caro Luiz,
    Sou Médica Veterinária no Rio de Janeiro e gostaria de trocar opinião sobre cardiologia. NMeu e-mail é ignezferreira@gmail.com.
    Grata

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Minha cachorrinha precisa tomar o pimobendan (VETMEDIN, 5mg.
    Estou com dificuldades em comprar no exterior, e soube que algumas pessoas que conseguiram importar de POrtugal, tiveram o medicamento retido na alfândega.
    Gostaria de informações a respeito pelo e-mail.
    Obrigada pela atenção.
    Patrícia
    patriciads10@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Dr. bom dia, meu nome é Cláudia Regina, não sou médica, mas mamãe de uma labradora de 4 anos com cardiomiopatia dilatada (ou alguma coisa assim). A veterinária que tratou dela receitou 10mg de Pimobendan uma vez ao dia, e nos ultimos 2 meses ela está apresentando um quadro de melhora constante, porém, estou com grandes problemas, não consigo achar nenhum lugar aqui no brasil para comprar o remédio, já tentei comprar fora mas sem sucesso, e as 2 importadoras Medicvick e Trade Farma não podem me atender, tenho apenas 5 comprimidos e não sei mais para quem recorrer, estou perdendo horas afim na internet tentado ajuda para achar o remedio para comprar. Por favor se souber de uma solução me avise por favor.
    (17) 8161-5225 - klaudiaregina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gente,
    eu tive um cachorrinho (faleceu faz 3 dias) que tomava esse medicamento (Pimobendan). Eu comprava da Trade Farma em São Paulo, mas uma vez o medicamento estava em falta na importadora e consegui achar numa farmácia de manipulação (também em São Paulo). É mais caro que o da trade farma, mas numa emergência de falta de medicamento na importadora, resolve o problema. O nome da farmacia é Duopharma.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Sou dono de uma Poodle de 14 anos há dois sendo tratada com VETMEDIN. Estou comprando em dois lugares www.formulamedica.com.br, ou tradefarma.com.br. Boa sorte.
    Araujo

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiz, meu nome é Paloma. Sou veterinaria no sul de minas e meu professor me sugeriu medicar um pacente com pimobendan. nao tenho prática, principalmente com a dosagem. Vc poderia me ajudar? meu e-mail: palomaqueiroz@yahoo.com.br.
    Att,
    Paloma.

    ResponderExcluir
  7. Caro Luiz,
    Muito generoso este espaço que criou para compartilhar os seus conhecimentos.Parabéns!
    Preciso saber há quanto tempo usa-se o Pimondebam? Quando foi fabricado? Explico o porquê da pergunta.
    Tenho um casal de labradores de 7 anos de idade. São irmãos da mesma ninhada, fortes, atléticos e muito saudáveis. Fiz um ecocardiograma neles nesta segunda-feira, dia 28 de março de 2011, e o resultado foi que o meu cachorro apresentou uma cardiomiopatia dilatada em estágio avançado. Ele nunca apresentou sintomas, olhe que descoberta triste...
    Resolvi fazer o exame porque ele estava há duas semanas com uma tossezinha tipo um pequeno engasgo (fazia isto umas duas ou três vezes ao dia).Pensei incialmente ser uma espécie da tosse de canil. Os dois tiveram a forma branda há alguns anos, apesar de serem vacinados. Tive entretanto uma intuição a respeito de uma doença do coração. Infelizmente estava correta: o diagnóstico terrível se confirmou.
    Comecei um tratamento na quarta-feira com remédios seguintes:
    1/2 (meio) comprimido de LASIX (Furosemida)de 40mg de 12 em 12hs
    1 comprimido de ALDACTONE 0,25mg de 12 em 12 horas (para ser tomado meia hora depois do Lasix)
    1/2 comprimido de Digoxina, 0,25 mg de 12 em 12hs
    5 ml de Nutracão (suplemento vitamínico para cachorros e gatos) de 8 em 8 hs.
    Ração Cardíaca da Royal Canin
    Pensa incluir o Benazepril mais adiante.


    Pedi que o meu cachorro fosse avaliado semanalmente.Estou temerosa desta química toda.
    Perguntei ao cardiologista sobre o Vetmedin.
    Ele me disse que o Pimondeban ainda é recente aqui no Brasil. Usa-se há dois anos, mais ou menos. Ele foi sincero: não se sente confortável na administração da droga , exatamente pela pouca experiência que ele tem.Os colegas dele também sentem-se assim. O veterinárico clínico que acompanha os cachorros há sete anos, concordou com o protocolo adotado.
    Ambos preferiram fazer a medicação tradicional, usada em humanos, para casos em que o coração está aumentado e o músculo cardíaco apresenta problemas de contratilidade.
    O risco do meu labrador é fazer edema pulmonar. O problema do coração é no Atrio e no Ventrículo esquerdo.
    O médico veterinário não está fechado a tentar o Vetmedin, mas preferiu tentar a digoxina, remédio antigo. Caso não dê certo, tenta-se a medicação importada.
    Gostaria de saber a sua avaliação a respeito. O Pimondebam é seguro realmente? Tem vantagens em relação ao tratamento tradicional?
    Agradeço antecipadamente a ajuda.
    Regina

    ResponderExcluir
  8. Já tem Pimobendan para manipular na Vetpharma!

    www.vetpharma.com.br

    ResponderExcluir