sexta-feira, 5 de junho de 2009

Atopia em Cães.

Obrigado pelas votações. O tópico Atopia em cães foi o mais votado com 42% dos votos. Vou escrever algumas coisas que foram comentadas mais recentemente sobre o assunto no Simpósio de Medicina Veterinária que ocorreu em fevereiro desse ano na Universidade da Califórnia - Davis.

Atopia é uma das dermatites mais comuns em cães. No entanto a patogenicidade dessa doença de pele é ainda pouco compreendida e não existe um teste diagnóstico específico. O diagnóstico da Atopia continua sendo um diagnóstico de exclusão de outras doenças com sintomas similares. Outras doenças que apresentam sintomas similares são: Alergia a picada de pulga, alergia alimentar, sarnas, pioderma ou dermatite fúngica por Malassezia. O grande problema está em diagnosticar os casos onde essas doenças estão presentes em conjunto.

O manejo do paciente com Atopia envolve 8 princípios que devem ser seguidos a risca.

1 - Comprometimento do proprietário em seguir as recomendações médicas
2 - Evitar contato com alérgenos conhecidos
3 - Controle efetivo e a longo prazo de pulgas
4 - Controle de uma alergia coexistente (alergia alimentar, pulgas)
5 - Controle do crescimento de bactérias oportunistas assim como fungos
6 - Utilização de terapia tópica
7 - Controle da inflamação com anti-inflamatórios não esteroidais
8 - Imunoterapia específica anti-alérgica

Caso tenha interesse em saber como se deve proceder em cada princípio desse deixe seu recado aqui.


7 comentários:

  1. Oi o meu caozinho apresenta sintomas semelhantes nenhum veterinario conseguiu diagnosticar direitinho o que era. fizeram raspado deu negativo para sarna. Eu estou apresentando sintomas de zoonose queda de cabelo e feridinhas os Dermatos juram que não é nada do cachorrinho. mas para mim esta claro que é!!!!me ajudem tem algum lugar que eu possa levá-lo que entenda de doenças pouco comuns???Eu agradeço!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Diana, nem sempre o raspado de pele mostra apresença do parasita. Existem sarnas que são zoonóticas e que não são. O exame físico é importante nessa hora pois éposível ter uma ideia do que se trata pela localização, distribuição e aparência das lesões no seu cão. Eu não sei onde você mora mas eu levaria para um veterinário especializado em dermatologia, se tiver alguma universidade na sua cidade seria um bom lugar para procurar. Mesmo assim, procure um médico para você ver as suas lesões, elas podem ou não estar associadas as lesões vistas em seu animal.

    Espero ter ajudado.
    Abraços
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Ai!!!! tenho um cocker que está coma A.C. Não vi resultado nem com prednisilona, cefalexina, uso de shampu com melaleuca ,clorexidine, cetoconazol. Agora estou dando ácidos graxos, e óleo de prímula, banho duas vezes por semana, mas não vejo resultado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivane, sinto muito em saber que seu animal sofre com essa doença. Realmente a Atopia é uma doença frusrtante de se tratar, em casos onde os tratamentos empíricos não conseguem controlar a prurido e as lesões de pele, necessitam de uma avaliação de um veterinário especializado em dermatologia, veja com o seu veterinário atual se ele conhece algum especialista na cidade, caso não haja um, uma outra opção é tentar o tratamento com imunoterapia específica... Pergunte ao seu veterinário se existe um laboratório na sua cidade que faça esse tipo de "vacina" para alergias..
    Boa sorte e obrigado por visitar o MedVet InFocus.
    Luiz

    ResponderExcluir
  5. quais sao as novas vacinas e xampus para atopia???

    ResponderExcluir
  6. ola temos um pug com esta doença e ja estamos fazendo o tratamento comcefalexina 250 ml e xampu catonica 2 vezes ao dia.apos 30 dias a cada sete dias , dois dias.se parar volta tudo de novo ele consulta com dermatologista...gostaria de saber se existe outra vacina ou alguma coisa parecida...oq voce me aconselha???

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. tenho uma cadelinha de raça poodle,tem 08 anos, ela estar um tipo de dermatite que virou fungo, o veterinário dela passou um shampoo cefalexina, para ser usado de 02 a 03 vezes por semana. Confesso que ela não ficou boa mais controlou bastante , gostaria de saber se existe algum medicamento que traga a cura total.
    Obrigada! Ana Cláudia

    ResponderExcluir