terça-feira, 21 de abril de 2009

Tratamento promissor para FeLV & FIV

Foi publicado recentemente no International Journal of Applied Research (Gingerich DA, 6:61-68,2008) o uso de um agente imunoterapeutico (Imunomodulador de linfócitos T - LTCI) que por mostrar resultados promissores em estudos in vivo e in vitro está planejado seu uso em casos clínicos. LTCI é usando como tratamento adjunto em casos de infecção pelo vírus da leucemia felina (FeLV) e da imunodeficiência felina (FIV). LTCI é uma glicoproteína timica produzida por células epiteliais stromal do timo. Seu mecanismo de ação é ativar células T-helper CD4++ para produzir interleucina-2 (IL-2), gama interferon (IFN) e outras citosinas. IL-2 e IFN estimulam CD8+ (linfócitos-T citotoxicos) a atacarem células infectadas pelos vírus assim como células tumorais. Os efeitos obtidos nesse estudo confirmaram a utilidade do LTCI como um imunomodulador capaz de promover resposta imune e reduzir viremia circulante. Como eu disse anteriormente, já foi planejado seu estudo em casos clínicos.

Comentários

Esse é sem dúvida um tratamento promissor para gatos portadores de FeLV e FIV. LTCI já possui licença condicional para uso terapêutico nos EUA pelo Departamento de Agricultura (USDA), isso demonstra que a expectativa desse produto é alta uma vez que o USDA só libera licença condicional aos produtos que demonstram eficácia, que sejam puros, e que passaram por testes de segurança. Vamos ficar de olho..

3 comentários:

  1. Alguma novidade sobre esse tratamento? Minha gatinha é portadora do vírus da FeLV e estou muito interessada no tema. Meu e-mail soniaschmidt@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou muito interessada nesse assunto pois minha gata está com suspeita de FeLV. Tudo indica que ela está infectada por conta de outros exames que foram feitos, mas o resultado do teste de FeLV mesmo sai em poucos dias.

    ResponderExcluir
  3. Existem bastante informação a respeito desse tratamentos e atualizações nesse website http://felineleukemia.org/felvlink.shtml. Vale muito a pena participar da mailing list, onde as pessoas relatam (em volume grande de mesagens) suas próprias experiências com gatos FeLV+.

    ResponderExcluir